• por Jackeline Rodrigues Arantes

Quadro de Rotina

Rotina é vida para qualquer adulto, a gente se organiza, prevê os acontecimentos do dia, para crianças também funciona! A rotina é fundamental para a própria formação física e psicológica da criança, o famoso educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs disse que “a rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.”

E com o quadro de rotinas é possível usar uma ferramenta da disciplina positiva chamada perguntas curiosas, onde ao invés de você dar ordens o dia todo, você faz perguntas que estimulem o seu filho a pensar no que é necessário ele fazer, por exemplo, ao invés de todo dizer: Vá tomar banho! Diga: O que vem depois no seu quadro de rotinas? Isso fará com que a criança visualize melhor o que vem antes e depois no seu dia.


Existem vários modelos disponíveis para comprar na internet, mas se você quiser também pode improvisar desenhando com a criança e colocando ela mesma pra escrever as atividades, deixarei aqui o link do quadro que fiz para quem quiser imprimir e personalizar em casa!