Cinco Passos para praticar ação e reação com seu filho

As relações criança-adulto que são dedicadas e atenciosas, com muitas interações entre ambos, constroem uma base sólida no cérebro de uma criança para todo aprendizado e desenvolvimento futuros. Isso se chama "ação e reação"e são necessárias duas pessoas para praticá-las, você e a criança.  

 

Siga estas 5 etapas para praticar ação e reação com seu filho: 

 

 
 

 

 

1- COMPARTILHE O FOCO 

 

A criança está olhando ou apontando para alguma coisa? Fazendo um som ou expressão facial? Movendo os bracinhos e pernas? Isso é uma ação. A chave é prestar atenção em que a criança esta focada.  Você não pode gastar todo o seu tempo fazendo isso, então procure pequenas oportunidades ao longo do dia - como enquanto você os veste ou espera na fila da loja. 

 

PORQUE? Ao perceber as ações, você aprende muito sobre as habilidades das crianças, interesses e necessidades. Você vai o incentivar a explorar e fortalecerá o vínculo entre vocês. 

 

 

 

 

2- APOIE E INCENTIVE

 

Você pode responder à uma ação da criança com uma palavra de incentivo. Você pode emitir um som ou expressão facial, como dizer: "Entendi!" ou sorrindo e acenando para que uma criança saiba que você esta percebendo a mesma coisa. Ou você pode escolher um objeto que uma criança está apontando e aproxime-o. 

 

PORQUE? Apoiar e encorajar recompensa os interesses e a curiosidade de uma criança. Nunca obter um retorno pode realmente ser estressante para uma criança. Quando você retorna uma ação, as crianças sabem que seus pensamentos e sentimentos são ouvidos e compreendidos. 

 

 

3 - NOMEIE 

Quando você responde uma ação da criança nomeando o que ela está vendo, fazendo ou sentindo, você cria importantes conexões no cérebro dela, mesmo antes que a criança possa falar ou entender suas palavras. Você pode citar qualquer coisa - uma pessoa, coisa, ação, sentimento ou uma combinação. Se uma criança aponta para os seus pés, você também pode apontar para eles e dizer:"Sim, esses são os seus pés!" 

 

PORQUE? Quando você nomeia o que a criança esta focada, você as ajuda a entender o mundo ao seu redor e saber o que esperar. Nomear também dá às crianças novas palavras para usar e permite que eles saibam que você se importa. 

 

 

4- REVEZEM-SE

 

Toda vez que você retornar uma ação, dê a criança uma chance de responder. Revezando-se pode ser rápido (da criança para você e de volta) ou continue por várias vezes. Esperar é crucial. As crianças precisam de tempo para formar suas respostas, especialmente quando eles estão aprendendo muitas coisas ao mesmo tempo. 

 

PORQUE? Revezar-se ajuda as crianças aprender autocontrole e como conviver com os outros. Ao esperar, você dá às crianças tempo para desenvolver suas próprias ideias e construir sua confiança e independência. Esperar também ajuda você entender suas necessidades. 

 

 

5- PRATIQUEM FINAIS E COMEÇOS

 

As crianças sinalizam quando terminam ou estão prontos para avançar para uma nova atividade. Eles podem soltar um brinquedo, pegar um  novo, ou virar para olhar outra coisa. Quando você compartilhar o foco com uma criança, você notará quando eles estarão prontos para terminar a atividade e começar outra. 

 

PORQUE? Quando você consegue perceber esses momentos e deixar a criança tomar essa iniciativa , você a incentiva a explorar o mundo e possibilita mais interações de ação e reação. 

 

 

 

 

As interações de ação e reação são fundamentais para o desenvolvimento do cérebro de uma criança, e a boa notícia é que você pode fazer isso a qualquer hora em qualquer lugar sem a necessidade de brinquedos ou tecnologia. Com prática esses passos tornam-se um hábito.

 

Fonte: Filming Interactions to Nurture Development (find) - Center on the Developing Child Harvard University

 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now