• Por Dra Mayze Dal'Col

O sono infantil - Crianças acima de 2 anos


O sono é uma necessidade fisiológica do nosso organismo. Durante o sono ocorre a liberação e ação de vários hormônios, como por exemplo: a melatonina que é o hormônio regulador do sono, a adenosina que atua na promoção do sono, ele que proporcionando cansaço para dormi, o GH, responsável pelo crescimento da criança, dentre outros como o cortisol e o TSH. Os pais geralmente se sentem muito frustrados, impotentes, aborrecidos e irritados com um sono de má qualidade do seu filho. Levantar da cama várias vezes e perder grande parte do sono faz com que as atividades durante o dia sejam prejudicadas.

Fique atentos aos sinais de Privação de sono crônica: - Alteração do humor - Provoca falhas na coordenação motora - Dificuldade de aprender e concentrar - Risco para infecções, devido a falha no sistema imunológico - Favorece o ganho de peso, levando ao risco de obesidade infantil

Os sinais da falta de sono em crianças na fase escolar são: - Irritabilidade e impulsividade - Falta de atenção e concentração - Desânimo, desmotivação - Cansaço, apatia, esgotamento - Baixo rendimento motor e diminuição dos reflexos - Dores de cabeça - Propensão a acidentes (quedas)

Cada criança apresenta um sinal de sono diferente, então observe seu filho. Segue abaixo alguns sinais: ⁃ Boceja ⁃ Esfrega os olhos ⁃ Puxa as orelhas ⁃ Esfrega as mãos no rosto ⁃ Demonstra menos coordenação dos movimentos ⁃ Perde o interesse pelos brinquedos ⁃ Olhar parado

O ideal para uma criança de 2 a 3 anos é dormir em média de 11 horas de sono, podendo ter uma soneca durante o dia, com no mínimo uma hora de soneca e máxima 3 horas. Entre os 4 e 5 anos, são necessários 11 horas, sem sonecas. O cérebro também consolida a memória durante o dia (memória de curto prazo), mas ela é fixada durante a noite (memória de longo prazo). Quanto mais se aprende, mais há a necessidade de dormir à noite.

Algumas dicas importantes: – Apague as luzes do quarto, inclusive a do abajur, a luz do ar condicionado e da TV. – Coma à noite somente alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades. – Evite dormir com a TV ligada. – Não leve livros estimulantes e trabalho para cama. – Evite tomar café, chás com cafeína e refrigerantes derivados de cola à noite. – Procure usar colchões confortáveis e silenciosos. – Vede bem as janelas. – Tome um banho para ajudar a relaxar. – Procure seguir uma rotina de hora para dormir. – Desligue os computadores, smartphones e tablets 30 minutos antes de deitar.

O sono infantil é processo de repetição, paciência e persistência, assim podemos lhe ajudar com o sono do seu filho.

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now