Melhores Frases do livro Socorro, meu filho não tem limites!

 

Uma leitura forte e precisa, onde em muitos momentos me senti desafiada a mudar como mãe, aqui estão somente algumas frases que me impactaram, no livro Augusto Cury trás muitos ensinamentos e técnicas para colocar limites nos nossos filhos, mas sem que eles percam a sua essência infantil.

 

"Se a educação não for baseada em técnicas inteligentes, os resultados na formação da personalidade podem ser desastrosos!"

 

"Para educar filhos saudáveis, criativos e socialmente responsáveis, é preciso impor-lhes limites com inteligência"

 

"Educação inteligente, com limites saudáveis, nos oferece proteção, financia a maturidade, a solidariedade, a cumplicidade, a interação social, a resiliência e a capacidade de trabalhar perdas e frustrações e também de assumir riscos com responsabilidade"

 

"Não adianta nada você fazer seguro de casa, de vida ou de empresa se não tem um seguro emocional. E, indo um pouco mais além, como você poderá cuidar da saúde emocional do seu filho se não sabe cuidar de forma inteligente e saudável da sua própria saúde? Vocês pais, precisam aprender a ser gestores da sua própria emoção para poderem ensinar aos seus filhos os limites inteligentes."

 

"Muitos pais são instáveis e impulsivos, exigindo dos filhos aquilo que eles mesmos não conseguem expressar. Seja coerente antes de liderar seus filhos. Seja, em primeiro lugar, um líder de si mesmo. Antes de impor limites inteligentes aos seus filhos, aprenda a lidar com seus próprios limites."

 

"Pais frágeis tendem a dar às crianças os mesmos direitos que eles têm, não conseguindo impor limites inteligentes. Os filhos não devem nem podem ter os mesmos direitos que os pais."

 

"Os pais estão errados ao oferecer aos filhos uma vida extremamente fácil, sem limites, sem contrapartidas, cheias de regalias e sem nenhum dever. Não ensinar às crianças deveres básicos nem atribuir-lhes alguma responsabilidade gera autoritarismo, consumismo e ingratidão"

 

"Limites são importantes para aprendermos a sermos felizes, responsáveis socialmente e emocionalmente saudáveis."

 

"Tarefas simples que não afetam o corpo das crianças e  dos adolescentes, mas que os levam a fazer parte do grupo familiar são fundamentais para que eles entendam que a família é um time. E, nesse time, todos participam e colaboram uns com os outros. "

 

"Quem só tem direitos e não deveres acaba por se tornar um pequeno ditador. A criança que não aprende desde cedo a lidar com limites será egocêntrica, transformará seus pais em seus serviçais e desejará que o mundo gravite em sua órbita"


"O excesso de presentes gera mendigos emocionais, pois arquiva janelas killer, que são causadoras da ansiedade por novos produtos e promove insatisfação crônica"

 

"Paciência é fundamental. Crianças e jovens que querem tudo rápido e pronto, sem contrapartida ou necessidade de conquista, colocam combustível na própria ansiedade."

 

"Quem critica os filhos com frequência, incentiva a formação de tantas janelas traumáticas que acabam por definhar a espontaneidade das crianças, bloqueando a ousadia e debelando a capacidade de correr riscos para sonhar e lutas pelos próprios desejos."

 

"Muitos pais deixam de colocar limites em seus filhos para evitar birras, escândalos e crises emocionais, mas essa é uma falha tremenda. Essa atitude não pacífica, apenas esconde os fantasmas nos porões da mente deles. Pais que são permissivos, passivos ou submissos aos seus filhos formam pessoas autoritárias, que não sabem seus limites, que não conseguem ouvir nãos e que não conseguem lidar com suas frustrações."

 

"Pais que não penetram em camadas mais profundas da mente dos seus filhos tratam dos sintomas e não das causas, aplicam anestésicos, mas não resolvem as feridas, vivem apenas na superfície da educação emocional."

 

"Birras inevitavelmente acontecerão, estresses surgirão, mas não tenha medo deles, tenha receio, sim, das consequências de não trabalhá-los. Birras podem ser um sinal de crianças saudáveis, determinadas, ousadas e que sabem o que querem, mas que ainda não aprenderam barganhar suas conquistas, lutar pelos seus sonhos e lidar com seus limites. O grande problema está no fato de, muitas vezes, os pais nutrirem as birras, dando musculatura para as chantagens e para os escândalos. Não entre no jogo dos seus filhos, não seja plateia de suas manhas e pressões."

 

"Para lidar com a ansiedade de seu filho, você tem de ter controle da sua própria ansiedade. Pais ansiosos têm grandes chances de formar filhos irritadiços."

 

"Pais sábios sabem que educar é semear com paciência e colher com perseverança"

 

"Ensine seus filhos a relaxarem e respirarem quando estiverem irritados. Diga a eles algo como: "respire e relaxe, você não precisa ficar nervoso, aprenda a pedir e dialogar""

 

"Não construa sua autoridade com as mesmas armas das crianças. Seus filhos têm de entender que você é um pai ou mãe sábio e maduro; têm de saber também que com pressão, gritos ou birras eles não conquistarão o que almejam"

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now