- Por Escola Vagalume
Dicas para iniciar o desfralde

Preparando o terreno
Durante os dias façam atividades que abordem o uso do banheiro. Converse com a criança sobre o que irá acontecer nos próximos dias. Explique que a partir de alguns dias ela não vai mais precisar usar a fralda e que isso será muito legal.
Banheiro
É lá onde fazemos nossas necessidades. A partir deste dia é importante começar a limpar acidentes somente dentro do banheiro. Quando a fralda/ calça estiver cheia de cocô, faça a criança colocar o cocô dentro da privada e dar descarga. Esse processo ajuda a criança a relacionar o banheiro com o xixi e o cocô.
Um tempinho de reflexão
Incentive a criança a ficar sentada no pinico ou privada. Para que ela aprenda a se sentar por um período nesses locais. Tenha em mãos livros, brinquedos, ou outras atividades para entreter a criança.

Água, a melhor amiga das crianças
Lembre-se de sempre fazer a criança lavar as mãos depois de sair do banheiro. Criar esse hábito desde cedo torna a tarefa automática quando ela crescer. Faça uma brincadeira com a água da torneira para tornar esse processo mais divertido.
Brincadeiras de banheiro
Não pergunte para a criança se ela quer ir ao banheiro, simplesmente vá até lá e a chame para brincar com você lá dentro. Assim você vai transformar a ida até lá mais natural.
Crie uma "rotina do banheiro"
É fácil, e ela deve incluir:
-entrar no banheiro
-tirar a calça
-ficar sentado por 10 minutos (ou fazer as necessidades)
-dar descarga
-lavar as mãos
Deixe-a livre
Sem o uso de roupas, a criança começa a ver o que acontece quando ela precisa ir ao banheiro. Ela percebe que se não faz no vaso o xixi escorre pelas pernas, que molha o chão. No caso de um acidente, faça ela te ajudar a limpar, mas sem pressão.

Seja sincero
Sempre que possível explique o que vai acontecer e o que você espera da criança. Não tente explicar enquanto as coisas já estão em andamento.
Por fim
Não brigue com a criança, nem a exponha ao rídiculo por não ter conseguido se controlar, nessa fase é comum ocorrer escapes.
Incompreensões e intolerância por parte dos adultos pode causar sérias consequências psicológicas nas crianças
Nessa fase de adaptação ao penico, é bom que os pais deixem a criança à vontade para, até mesmo, utilizar o vaso sanitário, se assim desejar. Nesse caso, improvise um degrau e um redutor de assento. Fique sempre perto da criança.
Procure ficar atento aos horários que a criança costuma fazer as suas necessidades, fica fácil para deixá-la mais a vontade para usar o penico.
Esteja sempre por perto, converse e demonstre tranquilidade
Deixe a criança apertar a descarga, isso faz parte do aprendizado
Estimule, encoraje a criança a usar o penico, mostre que é um passo importante para ela, uma nova fase.
Obs: O importante é que os pais não façam desse processo uma imposição e que transforme essa nova fase em um momento de descoberta para a criança.
