• Por Escola Vagalume

Dicas para iniciar o desfralde

Preparando o terreno

Durante os dias façam atividades que abordem o uso do banheiro. Converse com a criança sobre o que irá acontecer nos próximos dias. Explique que a partir de alguns dias ela não vai mais precisar usar a fralda e que isso será muito legal.


Banheiro

É lá onde fazemos nossas necessidades. A partir deste dia é importante começar a limpar acidentes somente dentro do banheiro. Quando a fralda/ calça estiver cheia de cocô, faça a criança colocar o cocô dentro da privada e dar descarga. Esse processo ajuda a criança a relacionar o banheiro com o xixi e o cocô.


Um tempinho de reflexão

Incentive a criança a ficar sentada no pinico ou privada. Para que ela aprenda a se sentar por um período nesses locais. Tenha em mãos livros, brinquedos, ou outras atividades para entreter a criança.


Água, a melhor amiga das crianças

Lembre-se de sempre fazer a criança lavar as mãos depois de sair do banheiro. Criar esse hábito desde cedo torna a tarefa automática quando ela crescer. Faça uma brincadeira com a água da torneira para tornar esse processo mais divertido.


Brincadeiras de banheiro

Não pergunte para a criança se ela quer ir ao banheiro, simplesmente vá até lá e a chame para brincar com você lá dentro. Assim você vai transformar a ida até lá mais natural.


Crie uma "rotina do banheiro"

É fácil, e ela deve incluir:

-entrar no banheiro

-tirar a calça

-ficar sentado por 10 minutos (ou fazer as necessidades)

-dar descarga

-lavar as mãos


Deixe-a livre

Sem o uso de roupas, a criança começa a ver o que acontece quando ela precisa ir ao banheiro. Ela percebe que se não faz no vaso o xixi escorre pelas pernas, que molha o chão. No caso de um acidente, faça ela te ajudar a limpar, mas sem pressão.


Seja sincero

Sempre que possível explique o que vai acontecer e o que você espera da criança. Não tente explicar enquanto as coisas já estão em andamento.


Por fim

Não brigue com a criança, nem a exponha ao rídiculo por não ter conseguido se controlar, nessa fase é comum ocorrer escapes.

Incompreensões e intolerância por parte dos adultos pode causar sérias consequências psicológicas nas crianças

Nessa fase de adaptação ao penico, é bom que os pais deixem a criança à vontade para, até mesmo, utilizar o vaso sanitário, se assim desejar. Nesse caso, improvise um degrau e um redutor de assento. Fique sempre perto da criança.

Procure ficar atento aos horários que a criança costuma fazer as suas necessidades, fica fácil para deixá-la mais a vontade para usar o penico.

Esteja sempre por perto, converse e demonstre tranquilidade

Deixe a criança apertar a descarga, isso faz parte do aprendizado

Estimule, encoraje a criança a usar o penico, mostre que é um passo importante para ela, uma nova fase.


Obs: O importante é que os pais não façam desse processo uma imposição e que transforme essa nova fase em um momento de descoberta para a criança.


© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now