Regras das companhias aéreas para gestantes

 

 

Há um certo temor quando ouvimos falar que uma grávida vai viajar de avião, principalmente se ela está no terceiro trimestre, existem muitos mitos e "achismos" sobre as regras das companhias aéreas. No entanto, o fim da gestação é quando algumas mulheres optam por fazer o enxoval fora de sua cidade ou país, ou até mesmo algum outro motivo as fazem querer voar e nada melhor do que se assegurar bem das regras para não correr o risco de não embarcar. Quando estava grávida da Valentina, embarquei para os EUA com 28 semanas e tudo ocorreu muito bem, viajei com o atestado médico que não foi solicitado em momento nenhum, já agora na gravidez da Olívia, viajarei com 33 semanas também com o atestado médico em mãos.

 

Lembrando sempre que o pontapé inicial de qualquer viagem de uma grávida é a autorização do médico obstetra, se sua gravidez estiver ocorrendo tranquilamente não vejo porque ele não autorizará, mas existem também alguns cuidados a serem tomados quando estiver voando.

 

Algumas dicas com relação ao seu bem estar durante a viagem de avião:

- Na gestação, a quantidade de sangue circulante aumenta cerca de 50%. Ficar muito tempo na mesma posição dificulta o retorno venoso e causa inchaço, muitas vezes maior do que o já experimentado por pessoas não grávidas. Para evitar esse incômodo, recomenda-se usar uma meia de média compressão durante o voo. Faça exercícios com as pernas enquanto estiver sentada e caminhe um pouco se o voo for longo.

- Gestantes se desidratam com facilidade. Tome um litro de água para cada 6 horas de viagem.

- Use um lubrificante nasal (soro). O ar é muito seco e, como há muitas impurezas, aumenta o risco de adquirir uma infecção viral, por exemplo.
- No dia anterior e durante o voo, evite alimentos que produzam gases.

- Evite chá, café e bebidas com cola. Elas são diuréticas e aumentam a vontade de urinar.
- Use o cinto de segurança o máximo de tempo possível, para evitar choques na barriga, especialmente perigosos no terceiro trimestre. Coloque-o abaixo da barriga, de forma que fique confortável.

Pesquisei as regras de algumas das companhias aéreas que fazem o trecho Brasil - EUA e o que elas exigem de acordo com as semanas de gestação. Lembrando que em TODAS as companhias aéreas o tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.

 

GOL

  •  Até 27 semanas de gravidez simples ou 25 semanas de gestação de gêmeos: não é necessário apresentar atestado médico.

  • De 28 a 35 semanas (para gravidez simples) ou de 26 a 31 semanas (no caso de gêmeos): a gestante deve preencher a Declaração de Responsabilidade fornecida pela GOL.

  • No começo da 36ª semana até o término da 37ª (gravidez simples) ou início da 32ª até o término da 37ª (gêmeos): é preciso apresentar atestado médico com validade de 30 dias.

  • A partir de 38 semanas (para os dois tipos de gravidez): permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade e com a Declaração de Responsabilidade preenchida e o acompanhamento de um médico obstetra.

  • Não é recomendável a viagem sete dias antes ou sete dias depois do parto.

  • Caso a sua gestação seja considerada de risco, você precisa enviar o formulário MEDIF à GOL até 48 horas antes da viagem.

 

LATAM

  •  Antes de completar 28 semanas de gestaçãoSe a gestação transcorre sem problemas e você tem boa saúde, pode viajar sem a necessidade de apresentar um atestado médico.
  • A partir de 28 semanas e antes de completar 36 semanas em gestação única: Solicitamos que você apresente um atestado médico para um de nossos funcionários no balcão de atendimento.
  • A partir de 36 semanas e antes de completar 39 semanas em gestação únicaVocê precisará enviar o atestado médico ou o formulário MEDIF para analise da nossa equipe médica aeroespacial.
  • A partir de 28 semanas e antes de completar 32 semanas em gestação múltipla: Solicitamos que você apresente um atestado médico para um de nossos funcionários no balcão de atendimento.
  • A partir de 32 semanas e antes de completar 39 semanas em gestação múltiplaPara garantir a sua segurança e a dos bebês, a partir da 32ª semana de gestação você precisará enviar o atestado médico para avaliação da área médica da LATAM.
 
AZUL
 
Gestação simples
  • Gestantes até 28ª semana de gestação: não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.
  • Gestantes entre a 29ª e 35ª semana de gestação: devem apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem.
  • Gestantes entre a 36ª e 37ª semana de gestação: devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.
  • Gestantes a partir da 38ª semana de gestação: só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.
Gestação Múltipla (gêmeos ou mais) e/ou Gravidez de risco
  • Gestantes até a 28ª semana de gestação: não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.
  • Gestantes entre a 29ª e 31ª semana de gestação: devem apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem.
  • Gestantes entre a 32ª e 37ª semanas de gestação: devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.
  • Gestantes a partir da 38ª semana de gestação: só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.​
DELTA AIRLINES
Para voos Delta saindo do Brasil e/ou vindo ao Brasil, as grávidas com mais de 36 semanas de gestação devem preencher uma documentação em português de autorização médica para voar. 
A Delta é parceira da GOL, então segue as mesmas políticas citadas acima.
 
  
AMERICAN AIRLINES
As mulheres grávidas que pretendam viajar nas últimas quatro semanas de gestação devem apresentar uma declaração médica atestando que foram examinadas recentemente e que se encontram em condições de viajar em avião.
  
COPA AIRLINES
  • Mulheres com menos de 30 semanas de gravidezPodem viajar sem certificado médico, sempre e quando se verifique que não haja algum impedimento adicional.
  • Mulheres com mais de 30 semanas de gestaçãoDeve apresentar no balcão um certificado do seu médico, que a autoriza a fazer a viagem e onde indique em que semana da sua gravidez se encontra.
  • Todas as passageiras viajando durante o período de gestação depois do 30 semanas devem assinar o Formulário de Isenção de Responsabilidade, exonerando a linha aérea de qualquer contratempo relacionado com o seu estado de gravidez.
  • Em voos internacionais e os voos domésticos dentro do Panamá , quando a viagem for realizada com 7 dias de antecedência à data do parto, é exigido uma declaração médica expedida num prazo de até 72 horas antes da data da viagem. A declaração deve indicar que a passageira está fisicamente apta a viajar e que a data provável do parto é posterior à data do último voo.
  • Para voos saindo da Colômbia, toda mulher grávida de sete meses ou mais deverá apresentar uma declaração médica com no máximo 12 horas de expedição anteriores à viagem que será realizada.
  • O embarque não será autorizado somente se sinais físicos de início de trabalho de parto se apresentam.​
UNITED AIRLINES
 
Mulheres que estiverem viajando antes da 36.ª semana de gravidez poderão viajar em vôos da United sem documentação médica.
A partir da 36.ª semana de gravidez, a passageira deve apresentar o original e duas cópias do certificado de um obstetra, assinado no máximo três dias (72 horas) antes da partida do voo. Para garantir ainda mais a segurança da passageira, é preferível que o certificado seja assinado no máximo de um dia antes da partida do voo.
O certificado deve declarar que o obstetra examinou a cliente e a considerou fisicamente apta a realizar viagens aéreas entre as datas especificadas. A data de nascimento estimada do bebê deve ser posterior à data do último voo do itinenário.
A cliente deve apresentar o certificado original a um representante da United durante o check-in. As demais cópias servem para referência durante a viagem aérea.
 
 

 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now