Organizando o Chá de fraldas

 

Já inicio o post dizendo que prefiro o Chá de fraldas ao Chá de bebê, porque limita a questão do presente e torna mais prático para quem está organizando e para quem é convidado, afinal aquelas listinhas descrevendo exatamente o que o convidado deve levar não é mais tão comum e nem muito educado, ao meu ver.

Organizar um chá de fraldas não é lá uma tarefa muito fácil, há quem chame só os familiares e amigos mais próximos e há quem goste de incluir todo mundo e mais um pouco na celebração (tipo eu rsrs). 

Com o orçamento tão apertado próximo à chegada do bebê é mais complicado ainda pensar em como receber tanta gente de um jeito legal.

Mas, vamos à algumas dicas que espero que te ajude a elaborar o seu Chá:

 

Comidas/Buffet

No chá da Valentina por exemplo, não servimos comida/janta/buffet mas sim um mini buffet de sorvetes com direito a coberturas e guloseimas para incrementar. Foi uma ideia mais em conta e que agradou a todos.

Outras ideias legais são os clássicos salgadinhos, pipocas, cachorro-quente, para quem gosta de fazer um jantar strogonoff é sempre um opção mais simples de organizar. Alguns tipos de caldos com torradas também fica interessante, outra proposta seria uma mesa com bolos e tortas no estilo brunch. Torradas e vários tipos de patês também são simples de organizar.

Aqui na nossa região o açaí faz muito sucesso, que tal um buffet com vários tipos e com os acompanhamentos como granola, mel, leite em pó e frutas frescas, fica um charme e a maioria dos convidados com certeza vai adorar!

Para as bebidas, o de sempre como refrigerante e suco, mas se quiser incrementar: chás gelados e águas saborizadas dão um toque de requinte.

 

Lista de convidados/ Convite

Ao fazer a lista de convidados lembre-se da porcentagem de pessoas que não vão, em todo o evento é bom fazer esse cálculo para não providenciar comida e bebida demais ou de menos. Feita a lista é hora de enviar os convites, aproveitando a era digital e pensando no conforto da grávida que pode não estar tão disposta a visitar cada convidado, não tem problema o convite ser enviado via whatsapp. 

Lembrando que dependendo do tempo de antecedência que os convites forem enviados, é bom relembrar um dia antes ou no próprio dia do evento para que ninguém deixe de ir porque esqueceu.

Vale lembrar que se o convite for enviado via whatsapp ou outra mídia social, você precisa confeccionar 3 tipos (ou mais) contendo os tamanhos de fraldas que vai pedir, ou seja um convite pedindo fralda P, outro pedindo M e outro G e assim sucessivamente conforme o que você for solicitar.

 

Qual quantidade de Fraldas pedir

Essa relação eu fiz da seguinte forma: contei quantos convidados estava na lista, separei em grupos das fraldas que queria pedir (pedi P, M e G), vi que as quantidades que mais devem ser pedidas são as M e G, e em cada grupo de tamanho ia colocando convidados que sabia que era certeza que iriam e intercalando com convidados que não tinha certeza se poderiam comparecer, dessa forma fui balanceando para não acabar recebendo fraldas de tamanhos que não chegaria a usar ou precisaria trocar, no geral deu certo. Existem vários sites com calculadoras que simulam as quantidades.

 Lembrando que o motivo principal da festa é a celebração da chegada do bebê com pessoas queridas, e que presentes são mimos que os convidados precisam ficar à vontade para levar se puderem e estiver dentro de suas condições, por isso indico colocar no convite o termo "sugestão de presente" para que todos fiquem livres para fazer como preferirem. 

 

Outra questão nesse ponto é fazer o Chá só para mulheres ou incluir homens na lista, no meu caso sempre convido todos, acho que fica mais dinâmico e os chás que já fui também eram abertos a todos, deixe claro isso ao fazer o convite para que não haja dúvida.

 

Durante o chá

Esteja na porta para receber os convidados e tirar fotos, plaquinhas divertidas e um plano de fundo para esse momento deixa ainda mais divertido. Conte com a ajuda de alguma amiga ou familiar para ajudar a guardar as fraldas e demais presentes numa caixa já reservada para isso.

Deixar um cantinho com canetas e um caderno ou bilhetinhos para que os convidados escrevem recados fofos para a grávida ou para o bebê é uma ótima ideia, fiz no chá da Valentina e amei ler e até hoje reler os votos que fizeram a ela e a mim.

 

O evento não precisa demorar muito, já que logo a grávida pode ficar cansada e sentir algum desconforto, o período de 2 horas é suficiente para algumas brincadeiras e toda a programação.

 

Lembrancinhas

Outro tema que fica muito à critério do orçamento de quem está organizando o chá, pode variar entre um mimo simples personalizado com uma tag ou ser algo mais elaborado, nesse post já tinha dado algumas ideias bem legais para lembrancinhas de maternidade que podem ser usadas no chá:

http://www.apenasmae.com/single-post/2017/03/28/12-Inspira%C3%A7%C3%B5es-para-Lembrancinhas-de-Maternidade

 

 

Espero que tenha te dado um norte sobre como organizar um Chá, nos próximos posts dessa série darei algumas dicas de temas para a decoração e ideias de brincadeiras divertidas. 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now