Disciplina infantil - Estratégias para executar em casa 2

Depois que apresentamos pra criança a Rotina que ela vai passar a seguir, está na hora de estabelecer algumas regras e benefícios que ela ganhará após cumprir o que foi previamente combinado.

Existem muitas formas de usar o quadro de incentivo e os adesivos do que pode/não pode, mas adequei à minha realidade e à idade da Valentina. Como ela tem somente 2 anos, até entende o que explicamos porém é preciso muita paciência.

 

Geralmente com o uso do quadro de incentivos é introduzido a recompensa, como ela ainda é muito novinha, as recompensas serão no dia-a-dia como: poder brincar em algum lugar diferente, tomar sorvete ou qualquer outra coisa mais simples, a partir do momento em que ela for ficando mais velha, vamos iniciar com outras recompensas que podem até ser financeiras e onde poderemos começar a educação das finanças e ensinar a poupar, mas isso fica para daqui alguns anos.

 

Sobre a importância de impôr limites

A criança só vai saber até onde pode ir quando tem limites claros e estabelecidos. É assim que ela aprende a ajustar-se às regras e conhecer suas possibilidades. Uma criança com limites se sente mais segura para explorar, parte fundamental do desenvolvimento infantil. Independentemente da linha de educação que uma família decide seguir é preciso criar limites para que o desenvolvimento do seu filho seja saudável, tanto do ponto de vista psíquico quanto físico. É importante que as regras sejam colocadas e na medida certa, sem muito autoritarismo e sem excessiva permissividade, o tão conhecido equilíbrio. E que o diálogo seja parte fundamental do relacionamento.

 

Introduzindo as ferramentas

A forma como usamos é simples, fixamos na parede do quarto junto com o Quadro de Rotina, os adesivos do que pode ou não ser feito, esses adesivos eu mesma fiz conforme o que achei na internet e conforme o que eu mais detectei no comportamento dela que precisa ser mudado, mas existem várias lojas que trabalham com a venda desses produtos feitos personalizados. Deixo os links:

 

http://www.bbdu.com.br/regras-da-casa-p268/

http://www.fabeestore.com.br/quadro-incentivo.html

 

No momento em que colamos todo o material na parede dela, sentamos e explicamos passo a passo do que será sua rotina e explicamos sobre cada adesivo, no momento pareceu que ela não estava prestando atenção, na verdade ela ficou brincando e fingindo que não estávamos falando com ela, mas assim que terminei ela começou a me explicar do jeito dela, ou seja, ela prestou atenção sim!

Para os pais que já levam o filho para escola ou creche, fiquem mais confiantes, os seus pequenos estão acostumados a lidar com esses tipos de regras.

 

 

Durante todos os dias, vamos fazer uma análise do comportamento geral e daí colaremos junto com ela o rostinho "feliz" ou "triste" para que ela veja como o que ela fez durante o dia tem resultados. (Os rostinhos: nós compramos aqueles adesivos de emoji simples que encontramos em qualquer papelaria)

 

Junto com todo esse material, outra coisa que tem muito haver e pode ser inserido nesse processo é o conceito de ajuda, as crianças acima de 2 anos já conseguem fazer algumas tarefas em casa e isso faz parte do processo de correção do comportamento, vejam algumas atividades adequadas à cada idade:

 

Deixo os links para download do material, espero que seja útil nessa nova jornada rumo à organização. Imprimi tudo em papel couchê com gramatura mais grossa, assim fica mais resistente e uma boa ideia é encapar ou mandar plastificar as folhas.

 

 

 

 

 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now