Disciplina Infantil - Estratégias para executar em casa 1

 

Esta semana falei no Instagram do blog como estou insatisfeita com a falta de rotina em nossa casa, isso tem ficado evidente no comportamento da Valentina, atrelado ao fato de que logo chega a irmã + fase difícil dos 2 anos = caos completo.

Como trabalhei numa escola durante 5 anos e estudei (mas não concluí) pedagogia, sei da importância dessa fase e como é imprescindível que a criança já comece a ter noções sobre limites, certo e errado, consequências de não cumprir as regras. Como eu não quero que nessa casa de ferreiro o espeto seja de pau, decidi colocar a mão na massa para mudar essa situação.

Pesquisando sobre o que poderíamos colocar em prática visando a melhora do dia-a-dia e da educação da Valentina, me deparei com os quadros de incentivo, adesivos mostrando o que pode e não pode, quadro de rotinas entre tantos outros métodos. 

 

Pra começar, decidi organizar a Rotina da Valentina, coloquei primeiro no papel como gostaria que fosse a rotina dela desde o acordar até dormir, formatei com imagens pra que ela tenha uma noção do que vem antes e depois, não coloquei horários pois ela não tem essa noção de tempo, e pelo que eu pesquisei, para crianças menores devemos explicar sobre a duração das atividades de uma forma prática e lúdica, exemplo: "Você vai voltar pra casa da escola quando o sol for embora" ou "Depois de escovar os dentes vem a hora de brincar" e assim por diante, não adianta dizer pra uma criança novinha que vamos sair depois das 14:00 hrs, isso só funciona com os mais velhos. 

 

Não seria necessário frisar sobre o porque a criança ter uma rotina é importante não é mesmo? Mas mesmo assim trouxe algumas explicações válidas: A rotina é fundamental para a própria formação física e psicológica da criança, o famoso educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs disse que “a rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.”

Então, vamos arregaçar as mangas e colocar as mudanças em prática?

 

O modelo de quadro de Rotina que fiz ficou assim:

 Algumas observações sobre como organizei essa rotina: 

-Não coloquei 100% das atividades dela, só as mais importantes pra começarmos a usar o método

-Alguns quadros de rotina são feitos por dia da semana e com as atividades de cada dia de cada criança, mas como a Valentina não tem muitas atividades diferentes, decidimos fazer uma rotina mais "genérica", sendo totalmente flexível mudar em alguns momentos

-Não coloquei tempo pra uso de celular porque realmente quero abolir essa possibilidade na rotina dela, ela só tem 2 anos e não é certo usar em todos os momentos livres como estava acontecendo, deixamos o uso de celular pra momentos extremos em que eu e o pai estejamos ocupados e principalmente quando saímos de casa pra comer e queremos que ela fique mais quieta

-Os momentos de Brincar podem mudar conforme nossa disponibilidade, podem variar o uso do brinquedo, descer pra brinquedoteca do prédio, ir a parques ou piscina, a ideia é que ela entenda que vai fazer alguma atividade que NÃO ENVOLVA tecnologia (tv ou celular)

-Pras crianças que assim como a Valentina estão abusando da tecnologia, indico que os pais invistam em brinquedos que envolvam concentração como substituição desses momentos, ótimos exemplos são os brinquedos pedagógicos, massinhas ou quebra cabeça

-Não é necessário que a rotina da criança seja preenchida por completo sem brechas, pelo contrário, até o tédio ou ficar sem fazer nada pra criança é necessário!

 

É interessante que a rotina seja impressa colorida pra facilitar a leitura das imagens para as crianças, e que seja colado no quarto e numa altura que ela veja.

 

Na mudança da rotina está envolvida a hora do sono, hoje a Valentina dorme com a gente na cama e tem dormido muito tarde, a partir do momento que introduzirmos esse método vamos tentar que ela adormeça no quarto dela, mesmo que de madrugada ela venha pra nossa cama. Estipular alguns limites na hora de dormir é ótimo não só pras crianças, mas pros pais que podem ter um tempo de descanso juntos, namorar, conversar ou fazer o que quiserem, já li em algum livro sobre a importância das crianças entenderem que o horário da noite é dos pais e que elas devem dormir e descansar.

 

Mudanças requerem tempo e força de vontade, não vai ser fácil, mas sei que vai valer a pena!

 

O próximo passo para melhorar nosso dia-a-dia é introduzir o quadro de incentivos e os adesivos pode/não pode, mas isso fica para o próximo post!

 

Obs: Eu vou deixar disponível o modelo dessa rotina que fiz em documento do Word pra quem quiser baixar e editar conforme a sua realidade e em PDF para a impressão da Rotina igual a da Valentina, mas sei que é possível encontrar na internet algumas lojas que vendem personalizado.

 

 

 

 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now