• Por Jackeline Rodrigues Arantes

Pipo e Fifi - Uma conversa sobre prevenção


Pipo e Fifi é um premiado livro que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 4 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. (Acesse e saiba mais https://www.pipoefifi.com.br)


VOCÊ SABIA QUE 1 A CADA 5 CRIANÇAS SOFREM ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA SEXUAL DURANTE A INFÂNCIA?

E isso independe de etnia, cultura, idade, gênero ou classe social. O abuso sexual, na maioria das vezes, é cometido por uma pessoa de convivência da criança, na qual ela confia e tem sentimentos de afeto.

O livro é uma ferramenta de proteção que explica às crianças a partir de 4 anos conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando o caminho para o diálogo, proteção e ajuda.

Boa comunicação é a chave de tudo, nunca é cedo demais para a criança aprender esses conceitos, já que o abuso acontece em todas as faixas etárias.


Ao terminar de ler o livro a criança precisa adquirir 5 noções básicas sobre proteção. Ela deverá ser capaz de:

1- Entender que ela tem controle e é dona do seu próprio corpo

2- Compreender que tem o direito de recusar toques e carinhos, por mais inocentes que estes sejam

3- Saber nomear todas as partes do corpo, incluindo as partes íntimas, seja pelo nome científico ou pelos apelidos familiares

4- Diferenciar "TOQUE DO SIM" e "TOQUE DO NÃO", levando em conta às circunstâncias de necessidade de cuidados, de saúde e higiene

5- Identificar pessoas de confiança de sua convivência ou fora dela, caso precise de ajuda em situações de abuso sexual


Crianças que têm liberdade para falar com seus pais/educadores abertamente terão uma fonte de proteção garantida contra os eventuais perigos.


Link para leitura do livro versão criança


Link para leitura do livro versão baby