• Por Thalita Almeida

Posso dar multimistura para o meu bebê?


“Nutri, posso usar multimistura para o meu bebê?” “O leite é ruim, ele não quer mais”!!

Eu pergunto vocês sabem o que é multimistura?

Olha só a definição do Conselho Federal de Nutrição (CFN):

"A “multimistura” é apenas uma farinha elaborada a partir de subprodutos alimentares que contem características químicas muito próximas, senão similares, a outros farelos e cereais, não possuindo qualquer atributo que lhe possa garantir a riqueza nutricional alegada por seus adeptos;"


Basicamente era para este produto ser utilizado para auxiliar na recuperação do ganho de peso corporal.. E lá vem o CFN de novo:

"Várias pesquisas experimentais com animais e crianças de baixo peso constataram que a utilização do produto não foi capaz de prom

over a recuperação do peso corporal dos usuários."


Já tiveram curiosidade de ler um rótulo de algum destes produtos? Trouxe um pra vocês: FARINHA DE ARROZ, AÇÚCAR, AMIDO, SAIS MINERAIS (CARBONATO DE CÁLCIO, FOSFATO DE SÓDIO DIBÁSICO, FUMARATO FERROSO, SULFATO DE ZINCO), VITAMINAS (VITAMINA C, NIACINA, VITAMINA E, ÁCIDO PANTOTÊNICO, VITAMINA A, VITAMINA B1, VITAMINA B6, ÁCIDO FÓLICO, VITAMINA D) E AROMATIZANTE VANILINA. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM TRAÇOS DE LEITE.


Agora eu pergunto quem é o segundo ingrediente? (Lembre-se que os rótulos são descritos em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o açúcar é o segundo ingrediente em maior quantidade). E a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) fala o que? Estudos feitos pela SBP relatam que: Os resultados da análise do conteúdo mineral do farelo de arroz (um dos componentes da maioria das multimisturas), apesar de indicarem altos teores destes nutrientes (exceto cálcio), não são suficientes para recomendar a utilização do mesmo como fonte de minerais.

Então mamães com tantos alimentos pra introduzir após o 6° mês multimistura pra que?


Beeeijoooos pra vocês e pros bebês!!