Pronação dolorosa

 

Semana retrasada, durante os episódios de febre da Valentina, ela acordou mais chorosa que o normal e alguns minutos depois meu esposo percebeu que ela estava com o braço esquerdo parado. Ela continuava engatinhando, brincando mas quando tentava pegar algo com o braço esquerdo ela chorava muito. Levamos ao pediatra que detectou a "pronação dolorosa", uma luxação muito comum em crianças e bebês.

 

“É um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular. O rádio é um dos ossos do antebraço e cabeça do rádio é a porção deste osso que participa da articulação do cotovelo. O ligamento anular envolve a cabeça do rádio como um anel. Esta lesão ocorre em crianças menores de cinco anos, devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto. A história é quase sempre a mesma. A criança é puxada pela mão ou pelo antebraço; por exemplo, quando a mãe segura a criança para que esta não saia correndo pela rua, ou quando a criança é balançada pelos braços”.

(Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).

 

Como eu cuido dela durante o dia relatei que não se tratava de queda ou nem mesmo um puxão mas lembramos que por várias vezes ela já dormiu com os bracinhos pro lado de fora das grades do berço e provavelmente de madrugada teve a lesão.

A manobra feita para colocar o ossinho no lugar é simples porém deve ser feita por um ortopedista e logo após tudo volta ao normal e o bebê/criança para de sentir dor.

Fica o alerta para redobrarmos os cuidados com os bracinhos dos nossos pequenos e a qualquer sinal de dor e/ou diminuição dos movimentos procure o pediatra ou ortopedista!

 

 

 

 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now