Ansiedade ou angústia de separação

 

Desde que os bebês nascem entendem que são um só com a mãe (e por um tempo até nós também nos sentimos assim com eles), os cuidados e amamentação demandam tempo e um vínculo muito forte de dependência, mas com o passar do tempo o bebê vai se desenvolvendo e tornando cada vez mais independente. 

No auge dos 6 a 9 meses o bebê começa a entender que vocês não são a mesma pessoa e isso é um salto gigante de desenvolvimento cognitivo mas pode gerar ansiedade e frustração por medo de abandono. Imagine nossa ansiedade como é difícil controlar e imagine agora um bebezinho tendo que lidar com algo assim, precisamos ter paciência e ajudá-los a vencer mais uma fase.

Nesse período o bebê pode ficar irritado, choroso, não conseguir dormir ou se alimentar como de costume, chorar quando te perder de vista mesmo que por alguns segundos, não aceitar o colo de mais ninguém nem mesmo o do pai. 

Mesmo que seja algo totalmente comum e normal há maneiras de tentar diminuir essa angústia e ensinar o bebê a superar esse sentimento.

A simples brincadeira do "cadê a mamãe? achou!" ajuda a compreender que as coisas continuam existindo mesmo fora do campo de visão (parece bobo porém incrível como uma brincadeira pode significar tanto!).

Sempre que for se despedir do bebê tente passar segurança e tranquilidade, se despeça de forma breve explicando que você vai sair mas vai voltar, nunca saia escondido pois isso pode assustar o bebê ainda mais.

Uma boa estratégia são os chamados objetos de transição paninhos, bichos de pelúcia ou manta de "estimação" que ajudam a enfrentar a situação e diminuir a ansiedade.

Tente criar um ambiente de paz e calmaria em casa, para que o bebê veja nos laços afetivos que ele tem segurança onde vive.

E por fim, paciência e muito amor para vencer mais um marco no desenvolvimento do seu neném que a partir de agora ficará cada vez mais independente.

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now