• Por Nayara Ferreira

A saúde intestinal do bebê


A partir de 6 meses temos o início da introdução alimentar na vida da criança. Iniciamos por frutinhas, papinha salgada caseira, papinha doce, e etc. E algumas mamães dão frutinhas com aveia, amaranto, semente de chia pro bebê. E aí, será que pode?

Claro!

Vamos por partes. Há dois tipos de fibras disponíveis, as fibras solúveis e a insolúveis. A fibra solúvel, com um caráter constipante mas essencial à saúde do intestino do bebê, tem o papel de hidratar o bolo fecal.

A insolúvel, por sua vez, aumenta o peristaltismo (movimentação intestinal pra expulsar as fezes) e aumenta o bolo fecal. Mas é importante lembrar que, só serão hidratadas e "amaciadas", as fezes, se tiver disponibilidade de água! Se você, mamãe, der fibras pros seus bebês e a quantidade de água estiver a quem, você poderá causar sim uma constipação intestinal.

E quando o bebê cursar com diarréia? O primeiro passo é procurar o pediatra para descobrir o que está acontecendo com ele, segundo, já suspenda de imediato alguns alimentos que possam piorar o quadro diarréico, como: Leite e derivados, frutas laxativas (laranja, ameixa, mamão), açúcares simples/sacarose (papinhas industrializadas) e priorize frutas constipantes, como caju e goiaba.

Lembrando que aveia tem glúten, e está é uma proteína do trigo, sendo esta alérgena apenas para bebês celíacos!

Por tanto, faça da sua alimentação saudável o seu remédio preventivo!