Baby blues ou melancolia pós parto

February 19, 2016

 

 

40 semanas (ou mais ou menos) de gestação se passaram, a ansiedade toma conta, chegou a tão sonhada hora de ter nosso bebê nos braços, a sensação que todos aguardam de nós (e que nós mesmas acreditamos que tenhamos): total alegria, satisfação, êxtase, e é exatamente isso que irradia nossos corações nas primeiras horas pós-parto, mas chega então o momento de deixar a maternidade e a dúvida bate a porta “será que eu dou conta do recado?”. A amamentação, que nos nossos sonhos, era algo instintivo e natural se mostra uma tarefa árdua e cansativa. A rotina é pesada e totalmente nova.

 

Poucos dias pós-parto alguns sentimentos podem começar a existir em nós, uma melancolia, tristeza profunda, alterações de humor constante.

Estima-se que mais de 80% das mulheres sofrem do “BABY BLUES” e talvez você se encaixe na estatística.

 

Os sintomas podem aparecer do 2º ao 15º dia pós-parto e diferenciam-se da depressão pós-parto que, pode colocar os cuidados do bebê e da própria mãe em risco. O baby blues nos deixa abatida, chorosa, com medo e solitárias, é muito importante reconhecer o que esta sentindo e pedir ajuda, tentar passar por essa fase sozinha pode piorar a situação.

 

Eu passei pelo baby blues até o 15º dia e chorava muito sem nem saber o motivo, amei minha filha desde o primeiro segundo de vida dela e nunca a fiz mal ou a quis mal em momento algum, porém a melancolia tomou conta e foram dias difíceis.

 

Para as recém-mães que estão passando por isso, tenha calma, não se culpe ou sinta o pior dos seres, é normal e vai passar! Conte com a ajuda do esposo, família e amigos próximos nesse momento (particularmente gostava de receber visitas, me deixava mais tranquila, mais leve).

Principalmente: não acredite que a maternidade se resume a esse sentimento ruim dos primeiros dias, é só uma fase! Logo você estará radiante novamente, dias difíceis virão, mas a rotina vai se tornando mais fácil e você mais confiante.

 

Please reload

17 Jun 2020

12 Feb 2020

Please reload

© 2016 by Apenas Mãe. Created by LUXLINE FILM & DESIGN

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now